ExpoPizzaria e BurgerExpo acontecem em São Paulo dias 14 e 15 de julho com atrações inéditas e inovações para os negócios
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ExpoPizzaria e BurgerExpo acontecem em São Paulo dias 14 e 15 de julho com atrações inéditas e inovações para os negócios

Eventos reúnem dezenas de expositores e programação de workshops para empresários e profissionais do mercado. Acontece no Distrito Anhembi e a expectativa é receber mais de 12 mil pessoas em dois dias

Duas das principais feiras de negócios do mercado de foodservice acontecem em São Paulo dias 14 e 15 julho, no Distrito Anhembi: a 13ª ExpoPizzaria e a 8ª BurgerExpo. O local se transforma em um hub de inovação, networking e capacitação para empresários e profissionais que buscam as últimas tendências e soluções para os setores de pizzarias e hamburguerias, entre outros segmentos do varejo.

Os eventos, que ocorrem simultaneamente das 10h às 19h, devem movimentar mais de 12 mil pessoas de todo o Brasil, consolidando a capital paulista como referência no cenário gastronômico e de negócios.

ExpoPizzaria: da tradição italiana à inovação internacional

Pioneira no segmento e considerada a maior feira de pizzas da América Latina, a ExpoPizzaria chega à sua 13ª edição ainda mais especial, com um novo status internacional e a inédita “Arena da Pizza Panamericana”. O evento recebe profissionais da Argentina, selando amizade e profissionalismo entre os dois países e reforçando a sua relevância global.

A feira é um ponto de encontro essencial para empreendedores e colaboradores de pizzarias, reunindo mais de 80 expositores de ingredientes, equipamentos e soluções inovadoras. Paralelamente, uma série de palestras aborda temas cruciais como gestão e estratégias digitais. Grandes nomes do setor, como o argentino Diego D’avila, Chef Jaqueson Dichoff, Pedro Pernambuco e Chef VinoGino, são presenças confirmadas.

Patricia Galasini, uma das idealizadoras do evento e diretora da JKPG Marketing, organizadora da feira, destaca sua projeção internacional: “a ExpoPizzaria tornou-se um dos maiores eventos segmentados do mundo, ficando atrás somente de encontros realizados nos Estados Unidos”.

O Atacadão participa há oito edições e, neste ano, faz transmissão ao vivo do programa Estádio 97fm, contando com a parceria das marcas Aurora Alimentos, Coca Cola, Anaconda e Heinz, além de um convidado especial na programação.

No estande da empresa, com quase 100 m², é possível fazer networking, conhecer os principais produtos com foco em pizzarias, padarias e esfiarias, degustar receitas de pizzas elaboradas na hora por um chef, além da possibilidade de negócios com a equipe comercial em atendimento durante os dois dias de evento.

A 13ª edição da ExpoPizzaria conta com o patrocínio de gigantes como Atacadão, Coca Cola, Unilever, Sadia, Aurora, Perdigão e Anaconda Farinha de Trigo.

Como abrir uma Pizzaria e garantir a fatia de sucesso

Segundo dados do setor, o mercado de pizzarias no Brasil demonstra um dinamismo notável, com um crescimento superior a 500% no número de estabelecimentos nos últimos dez anos. Somente em 2023, o setor expandiu mais de 11%, com a abertura de aproximadamente 3.500 pizzarias. São Paulo, em particular, detém o título de cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Um dos palestrantes na ExpoPizzaria, Guilherme Branzani, da Escola de Pizza, revela que é possível abrir uma pizzaria própria a partir do investimento de R$ 25 mil em uma grande cidade como São Paulo. “Para um modelo simples, focado exclusivamente em delivery ou retirada no balcão, o investimento inicial gira entre R$ 25 mil e R$ 40 mil”, explica o especialista. Essa modalidade se popularizou ainda mais nos últimos anos, impulsionada pela praticidade e pela demanda crescente por comida de qualidade em casa.

No entanto, se o objetivo é oferecer uma experiência mais completa, com um salão para atendimento presencial, o cenário muda. “Nesse caso, o valor pode ultrapassar os R$ 100 mil”, comenta Branzani.

Montar a estrutura para o preparo das pizzas exige equipamentos específicos. Branzani lista o essencial: “um forno de qualidade, que seja a gás, elétrico ou a lenha, masseira ou batedeira industrial, refrigerador e freezer, pás de pizza, cortadores, tábuas, balança e um balcão de montagem são indispensáveis”, explica. Para quem planeja um salão, mesas, cadeiras e toda a estrutura de atendimento complementam o investimento.

Quanto à equipe, para iniciar no ramo da pizzaria, o ideal é ter de 3 a 4 pessoas: um pizzaiolo (o coração do negócio), um ajudante de cozinha, um atendente e caixa, e um entregador, que pode ser fixo ou terceirizado.

E para quem está começando, há um “cardápio obrigatório” de sabores que não podem faltar: Mussarela, Calabresa, Portuguesa, Marguerita, Frango com Catupiry e Quatro Queijos. São os clássicos que garantem o sucesso inicial, segundo o especialista.

Outro palestrante na ExpoPizzaria, Chef André Dias -que possui estabelecimento em Santa Catarina, a Pizzatopia- conta que em cidades menores, tendo Balneário Camboriú como referência de negócio, é possível abrir uma pizzaria com investimento a partir de R$ 10 mil para um modelo de delivery, podendo operar a partir de um espaço pequeno. Já para a Pizzaria com Salão, que oferece atendimento ao público, o investimento inicial para uma operação pequena é a partir de R$ 20 mil.

“Além do investimento financeiro, a estrutura e a legalização são pilares para o sucesso. O primeiro passo, e talvez o mais importante, é o conhecimento: fazer um curso de pizzaiolo ou aprender com um profissional experiente é crucial, sendo o Sebrae um parceiro fundamental para guiar o empreendedor em planejamento e gestão”, acrescenta Dias.

Ele ressalta ainda que a divulgação e vendas passam por rede social ativa, panfletos, um número de telefone dedicado, preferencialmente WhatsApp, e um sistema de gestão para restaurante ou específico para pizzaria.

Já nos aspectos legais e burocráticos, o Chef Dias lembra que é preciso ter CNPJ, Inscrição Municipal e Estadual, Alvará do Corpo de Bombeiros, Alvará da Vigilância Sanitária, dedetização e desratização, além de um curso para manipulação adequada de alimentos.

BurgerExpo: o ritmo acelerado das hamburguerias e o Hall da Fama na feira

Consolidada como a maior feira de negócios do setor de hambúrgueres no Brasil, a BurgerExpo foi pioneira no mercado e chega à sua oitava edição com o objetivo de fomentar o crescimento e a inovação no segmento.

Os visitantes têm acesso a dezenas de expositores, que apresentam o que há de mais novo em marcas, produtos, insumos e equipamentos. Além da exposição, a feira oferece uma programação intensa de cursos e workshops, com conteúdo focado em gestão, tendências e insights para o dia a dia do negócio. Entre os palestrantes confirmados, destaca-se Tadeu de Marco, do “Canal do Rango”, abordando a força crescente das hamburguerias independentes no Brasil.

De acordo com pesquisa da Data Intelo, a projeção para o mercado global de hambúrgueres é de crescimento de 5,5% ao ano até 2030. No Brasil, a média de consumo ultrapassa 174 mil hambúrgueres por semana, o equivalente a cerca de 25 mil unidades por dia.

“A BurgerExpo é uma oportunidade para os profissionais do ramo conhecerem tendências, novas tecnologias, modelos de gestão e fazerem networking de qualidade”, comenta Patricia Galasini. Marcas de peso como Polengui, McCain, Boccaneira, Sadia Bassi e Perdigão na Brasa patrocinam o evento.

Além disso, nesta edição acontece o Hall da Fama do Hambúrguer 2025, atração inédita que homenageia Renato Veras com o título de Personalidade do Hambúrguer. A cerimônia exclusiva acontece dia 14 às 17h na Arena Burger Expo, tornando a ocasião o maior encontro profissional do setor de hambúrgueres e fast food do país.

Renato Veras é uma das referência no segmento por sua trajetória de excelência, inovação e contribuição notável para o fortalecimento da cultura do hambúrguer no Brasil.

Inova Food Summit 2025: o futuro da alimentação em debate, do campo à mesa

No dia 14 de julho, juntamente com as feiras, acontece um encontro super importante para o futuro do setor alimentício: o Inova Food Summit 2025. Com uma agenda focada em inovação, sustentabilidade e qualidade, o evento apresenta debates essenciais para a transformação da cadeia produtiva de alimentos no Brasil e no mundo. O Summit reflete a responsabilidade compartilhada para construir um futuro alimentar mais justo e sustentável.

Inova Food Summit 2025 está estruturado em dois painéis principais que abordam as facetas cruciais da alimentação contemporânea e futura, com uma visão holística que vai “Do Campo à Indústria” e se aprofunda na garantia de uma “Alimentação Saudável, Sustentável, Segura e Saborosa para Todos”.

Dias 14 e 15 de julho: um ecossistema completo no Distrito Anhembi

O sucesso das duas feiras é amplificado pelo fato de ocorrerem simultaneamente a outros eventos estratégicos do foodservice no mesmo local, como a Expo Pão Artesanal, a Expo Confeitaria e o Inova Food Summit. Essa sinergia cria um ecossistema completo para o setor de alimentação fora do lar, otimizando a experiência dos participantes e fomentando ainda mais oportunidades de negócio e troca de conhecimento.

A participação para profissionais e empreendedores do setor de alimentação é gratuita para credenciamento online com CNPJ, mas é crucial garantir a inscrição até o dia 11 de julho nos sites oficiais: www.burgerexpo.com.br e www.expopizzaria.com.br.

13ª ExpoPizzaria e 8ª BurgerExpo

Data: 14 e 15 de julho de 2025

Horário: 10h às 19h

Local: Distrito Anhembi, em São Paulo – SP

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP

Inscrições com CNPJ: www.expopizzaria.com.br

Inscrições com CNPJ: www.burgerexpo.com.br

Inova Food Summit 2025

Data: 14 de julho de 2025

Horário: painéis das 13h às 17h

Inscrições: www.expopizzaria.com.br